quarta-feira, 14 de setembro de 2011

2011. Duplex Olivais. Um projecto Pura Cal


Desenvolvido pelo arquitecto Tiago Patrício Rodrigues para a Pura Cal, este é um projecto de remodelação de interiores de um apartamento duplex dos anos 60, com cerca de 40m2 em cada piso.
O espaço, foi projectado com o propósito de adquirir uma nova contemporaneidade, escala e amplitude. Para isso, optou-se por minimizar alguns elementos arquitectónicos: as vigas foram ocultas em sancas, tectos falsos e armários; estes últimos, foram embutidos e, em conjunto com as portas, transformados num sistema de painéis. Estes mesmos painéis, percorrem e dividem os diferentes espaços funcionais, criando ambiguidade, abstracção, e continuidade espacial, de modo, a criar uma estética coerente em todos os compartimentos, assim como, permitem oculta-los a um primeiro olhar.

De forma a manter a identidade e a alma do próprio apartamento, foi conservada a escada e guarda original, sendo esta, o principal elemento arquitectónico, e foco de toda a dinâmica espacial, a partir da qual se desenvolveram os novos elementos.
A pormenorização e a selecção de materiais e acabamentos, caminharam também de encontro ao mesmo conceito, contribuindo simultaneamente para conferir ao espaço continuidade e amplitude, tendo por base, uma estética fortemente contemporânea, sem esquecer a alma da pré-existência.
fotografia_Marlene Oliveira


PARA MAIS INFORMAÇÕES CONSULTE:

6 comentários: