segunda-feira, 23 de julho de 2012

1894_1967 . Luz desenhada . Poul Henningsen

Tendo-se tornado o 1º perito em iluminação na Dinamarca, Poul Henningsen, foi além de um  reconhecido arquiteto, jornalista e critico, um dos mais proeminentes Designers da sua geração, sendo internacionalmente reconhecido pelos seus candeeiros.


Candeeiro PH 5

Preocupado com as questões do excesso/intensidade de iluminação proporcionado pela luz elétrica, todas as peças desenhadas por Henningsen, destacam-se pela pesquisa da relação luz/sombra, onde a distribuição da luz, do brilho, da sombra,  e a ausência de visualização da própria lâmpada estão presentes em todas as suas obras.

Fotografia da sala Poul Henningsen, no Museu do Design em Copenhaga.

Tendo projetado mais de 100 candeeiros diferentes, onde todos os modelos têm por nome base, PH.  A iluminação de Henningsen, é harmoniosa, velada, quente, contida e essencial. Não existem excessos nem desperdícios de luz. O Design é Moderno, mas intemporal . 

Candeeiro PH Alcachofra _ cobre e branco


Da sua vasta autoria, a Pura Cal, disponibiliza algumas peças inspiradas nas suas mais icónicas criações, que ainda hoje conferem a qualquer espaço a Luz tão especial que Henningsen ambicionava. Os candeeiros PH5, Alcachofra ou Snowball, são disso, extraordinários exemplos.



 Candeeiro PH Snowball

Sem comentários:

Enviar um comentário