sexta-feira, 18 de abril de 2014

Pavão ou Emmanuelle?? A cadeira sensual...

Há cadeiras e cadeiras, com inúmeras formas, materiais, histórias e conotações. A cadeira Pavão é sem duvida a cadeira da Sensualidade!

Sendo originária do oriente, a sua divulgação e implentação no ocidente decorre durante o Séc. XIX através do gosto pelo exotismo existente na época. Primeiramente em Inglaterra, as exuberantes cadeiras de "ratan" conhecidas como Pavão Real devido à forma e trabalhado das suas costas que em muito se assemelham à cauda aberta de um Pavão, rapidamente se tornam a "peça" de muitos jardins de inverno e exteriores, um pouco por todo o mundo.


No final da década de 40 do Séc. XX, o renomado designer Hans Wegner, concebe a versão moderna desta conhecida peça, cruzando-a com modelos tradicionais nórdicos, de forma a criar um modelo que reflita o design e o saber-fazer da Dinamarca e o espirito modernista que se vivia na época.


A Cadeira Pavão de Wegner não é em "ratan" mas sim em madeira, e o seu desenho muito mais depurado, sendo ergonomicamente muito mais confortável, e para tal, introduziu as barras centrais onde podem encostar as omoplatas. O assento esse, é em corda, fazendo o cruzamento entre a tradição nórdica e o material tradicinal da peça onde bebe inspiração.
A nova Pavão é intemporal, sem deixar de ser exuberante.


Nos anos 70 do Séc. XX um novo capitulo na história desta invulgar cadeira se vem a escrever. A sua aparição num dos mais controversos filmes da época, vai criar uma imagem que irá ser uma das mais icónicas da década. De tal forma, que o próprio nome pela qual a cadeira é conhecida até aos nossos dias é o nome do filme: Emmanuelle.


A sensualidade e o erotismo presentes no filme também nunca mais se dissociaram da cadeira em si, e são inumeráveis as imagens que tem vindo a ser produzidas onde a Cadeira Pavão/Emmanuele e a sensualidade estão sempre de "mãos" dadas.



A Pura Cal tem disponível para si a cadeira Pavão, tanto na versão vintage em "ratan" como na versão moderna de Wegner. Consulte-nos!

geral@puracal.pt

5 comentários: