sexta-feira, 2 de março de 2012

1912_1989 . Centenário Finn Juhl

Associando-se às comemorações do centenário do nascimento de Finn Juhl (1912-1989),  a Pura Cal anuncia comercialização de reproduções de algumas das suas peças mais icónicas.  
ref_1162_poltrona chieftain
Finn Juhl foi o primeiro designer dinamarquês de mobiliário a ser reconhecido internacionalmente, sendo considerado por muitos o “pai” do Design Dinamarquês.  E, a par de designers, como Wegner, Jacobsen e Kjaerholm, revelou ao mundo o denominado Danish Modern Design”.
ref_1063_cadeirão lounge
A sua ascensão ao domínio público internacional, deu-se com a concepção do interior da Câmara do Conselho de Tutela na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque no ano 1951.
ref_1064_cadeira n45
Dedicando o seu trabalho à interacção entre o espaço e objecto, Juhl, começou como designer no final dos anos 1930, projectando inicialmente peças destinadas para si, mas depois de configurar seu próprio escritório em 1945, logo se tornou conhecido pelas suas peças incomuns, expressivas e esculturais.

ref_1161_sofa poeta
O design  de Juhl caracteriza-se pela linguagem escultórica e pelos  novos princípios do design de mobiliário, sendo as suas peças claramente influenciadas pela arte moderna, abstrata e expressionista.

ref_1157_cadeira pelicano
Recorrendo a técnicas construtivas e materiais tradicionais, Juhl coloca inesperadamente mais ênfase na forma e menos em função, utilizando madeiras nobres para reforçar a expressividade escultórica e a sinuosidade das peças.


ref_1159_sofa baker

Sem comentários:

Enviar um comentário