quarta-feira, 22 de maio de 2013

1878_1976 . Eileen Gray - "Senhora Design"

A propósito do encerramento da exposição retrospectiva sobre a obra de Eileen Gray, no Centro Georges Pompidou em Paris, apresentamos também, a nossa homenagem à "Senhora Design".


EILEEN GRAY

Nascida numa família aristocrática em Enniscorthy, Irlanda, em 1878, Eileen Gray estudou arte e pintura em Londres, estabelecendo-se em Paris no ano de 1902 até 1976.
Num mundo artístico amplamente dominado por homens, Eileen Gray deixa uma marca significativa no Design do século XX, conseguindo mesmo influenciar nomes como Le Corbusier ou Mies Van Der Rohe, seus contemporâneos. 



Poltrona BIBENDUM

Eileen Gray, cuja obra atravessa o período Art Deco e todo o Movimento Moderno. incorpora nas suas peças um novo tipo de feminilidade, conjugando-a de forma exímia com novas técnicas e os materiais tradicionais.  A designer total,como muitos lhe chamavam, produziu obras em áreas tão diversas, que vão desde a fotografia aos têxteis, da pintura ao design de mobiliário, ou da laca à arquitetura.


Biombo BRICK SCREEN



Manifesto de modernidade e considerada a sua obra-prima, a Casa E1027, construída em 1929 para si própria, em Roquebrune-Cap-Martin, é em si mesma, a significação máxima da  concepção  de espaço e da relação entre este, os objetos e móveis nele contidos, que Gray concebia. É para esta mesma casa que desenvolve, algumas das sua peças de mobiliário mais icónicas como a Mesa de apoio, entre outras.


Cara E1027
Mesa Apoio GRAY



Consulte-nos, temos estas e outras peças disponíveis em várias opções e materiais.

puracal.geral@gmail.com


Sem comentários:

Enviar um comentário