sexta-feira, 15 de maio de 2015

1951 . Casa de Vidro, Lina Bo Bardi _ "Casas que amamos IV"


Projectada e construída  na cidade de São Paulo, para residência da própria arquitecta Lina Bo Bardi em 1951,  a Casa de Vidro, como assim ficou conhecida, é um raro exemplo de conservação do património arquitectónico residencial e da mata tropical brasileira, na qual a casa está enquadrada.

Projected and constructed in São Paulo city, for the personal residence of Lina Bo Bardi in 1951, the Glass House, as well it became known, is a rare example of architecture residential patrimony conservation and the Brazilian tropical forest, in which the house is framed. 


Nascida em Roma no ano de 1914, Lina Bo Bardi, estudou e trabalho como arquitecta em Milão. Com a 2ª Grande Guerra emigra para o Brasil, instalando-se na cidade de São Paulo, onde deixou uma forte marca arquitectónica, tendo projectado alguns dos mais significantes edifícios da cidade como o Museu MASP ou a cooperativa SESC Pompeia.


Born in Rome in 1914, Lina Bo Bardi, studied and worked as architect in Milan. With the Second War emigrates to Brasil, installing up in São Paulo city, where left a strong architectonic mark, having designed some of the most significants buildings in the city like the Masp Museum or the SESC Pompeia co-op.



A casa apresenta-se como um volume de vidro suspenso sobre a encosta. A entrada é feita por baixo da casa, criando um inusitado hall a céu aberto, rodeado por vegetação.

The house presents itself as a suspended volume glass on the hillside. The entry is made under the house, creating an unusual hall in open sky, surrounded with vegetation.




Quando no interior, a sensação é a de quem está numa casa da àrvore, circundado em todos os sentido pela tropicalidade luxuriante da vegetação,  que também lhe confere um forte sentido de intimidade pouco comum em casas onde o vidro em fachada é dominante. O pavimento em pastilha azul céu é também incomum, ampliando ainda mais a luz natural, como se de o céu reflectido se tratasse, tornado em conjunto com o piso suspenso e os em paramentos de vidro, o espaço totalmente imaterial.

When inside, the sensation is like a tree house, surrounded in all directions by the luxurious tropical vegetation, which also gives a strong sense of intimacy, uncommon in houses where the glass is dominant. The floor in blue sky pastille is also uncommon, expanding the natural light, as a reflected sky,  making together with the suspended floor and glass facings, a totally immaterial space.




Os interiores e o mobiliário revelam mais uma vez a sensibilidade impar de Lina, que se apropriou fortemente da cultura brasileira, tanto a erudita como da popular. Todos os objectos existentes são o reflexo da pesquisa e coleccionismo de uma vida. Do barroco Português, ao modernismo brasileiro da década de 60, tudo se conjuga. A leveza da arquitectura, equilibra magistralmente o que poderiam ser espaços de objectos densos. Por outro lado há simplicidade do materiais e dos objectos, puros e funcionais.

The interiors and furniture reveal once more a the singular sensibility of Lina, that strongly appropriated the Brazilian culture, both classical or popular. All the existing objects are a reflex of research and collecting of a life. From the Portuguese baroque to Brazilian modernism of the 60 decade, everything is connected.
The lightness architecture, balances the spaces that could be dense objects. On the other side there simplicity in the materials and objects, pure and functional.





Para nós, este é um brilhante exemplo de como se pode pensar e habitar o espaço de forma totalmente moderna, estando atento ao passado e à cultura, através de soluções inovadoras mas sem comprometer a sensação de conforto e de bem estar.

For us, this is a brilliant example of how we can think and dwell the space, in a totally modern way, paying attention to the past and culture, through innovative solutions but without compromising the sensation of confort and welfare.


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